quinta-feira, 27 de maio de 2010

De boca aberta e olhos arregalados!

No último fim de semana ouvi os meninos que moram vizinhos ao meu prédio brincando e fiquei estupefata.

Na minha época, e olha que não sou velha, a garotada brincava de mocinho e bandido e o primeiro sempre ganhava, enquanto o segundo ia para a prisão.

Já as crianças que mencionei brincavam de bandido e vítima. Cruel assistir um garotinho de aproximadamente cinco anos empunhar uma arma de brinquedo e dizer: "Passa tudo o que você tem, agora corre sem olhar para trás senão eu atiro".

Gente, como assim?!

Sei que o tempo é outro, que tudo mudou, mas os valores e bons costumes tem que ser eternos. Sei também que mesmo morando na mesma rua que eu eles vivem outra realidade; moram num cortiço e convivem com pessoas que vieram de uma favela e tem índole duvidosa.

Não é preconceito meu uma vez que convivi com pessoas de Heliópolis (a segunda maior favela do Brasil) nas escolas onde estudei (moro no Ipiranga desde que vim de Barretos/SP, há 31 anos) e sei que há pessoas boas e más em qualquer lugar do mundo. Mas vejo e ouço algumas coisas que me fazem ficar de boca aberta e arregalar os olhos. Eu queria tanto que os pais deles se preocupassem com eles, mas para alguns genitores se a garotada tem o que comer já está de bom tamanho. É igual planta, se tem alimento cresce, do contrário morre. Entretanto só isso não basta! E a fome intelectual?! E os outros tipos de fome?!

Outro dia ouvi o MV Bill no comercial da Nextel. Ele contava histórias da sua vida e me chamou a atenção a seguinte fala: " Dizem que para você ser alguém no morro você tem que ser bandido". Fazendo um paralelo entre o filme publicitário e a brincadeira dos garotos me pergunto: "Será que para um pobre ser alguém precisa ser bandido?" E a minha resposta é NÃO! Em letras maiúsculas, garrafais. Se fosse assim eu e meus irmãos estaríamos nessa vida ou até mortos. No entanto nos esforçamos e, por nós mesmos, conseguimos nos formar na faculdade, tocarmos nossas vidas da melhor forma possível.

Não digo que aquela garotada vai cair na bandidagem, no mundo do crime, mas o que tenho visto e ouvido sugere. Infelizmente!

Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário